sexta-feira, 15 de julho de 2011

Trabalhos se destacam por buscar melhoria na qualidade de vida

Por Daniel Vilarouca

Terminou, na tarde desta sexta-feira (15), a 15ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE. Dos 344 trabalhos apresentados, durante três dias, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, oito se destacaram e ganharam o Prêmio Ricardo Ferreira. Entre eles, uma característica chamou a atenção: a busca pelo bem estar e a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos.

Foram oito estudantes contemplados, dois por categoria, com prêmios em dinheiro que serão utilizados para custear a participação destes jovens pesquisadores em congressos a nível nacional. O incentivo à pesquisa, proporcionado pela FACEPE, mostra que, cada vez mais, o jovem está preocupado com a vida em sociedade e a procura por alternativas.

Nesta perspectiva, as pesquisas premiadas apontam saídas para problemas que afetam diretamente os pernambucanos. Acompanhe um resumo de cada projeto por área:

Ciências Agrárias
O trabalho apresentado por Tamyres Izarelly focou na Medicina Veterinária e como os rebanhos de caprinos, da bacia leiteira do estado, são afetados linfadenite caseosa e, possivelmente, pela tuberculose animal. Em seu material, ela aponta formas de identificar e diferenciar estas doenças.

Já Célia Siqueira Ferraz se preocupou com as plantações de algodão devastadas pelo ácaro. Voltada para a agronomia, sua pesquisa mostrou que este é o principal motivo da queda na produtividade do algodão, uma das principais culturas agrícolas do país.

Ciências Biológicas e Saúde
Igor de Farias falou sobre os danos causados, em crianças e adultos, pela anemia falciforme que é uma das principais causas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ruy Milton alertou para o diagnóstico precoce e o melhor tratamento nos casos de leucemia linfóide aguda. O aluno, inclusive, não participou da premiação, pois já se encontra no estado de São Paulo aprimorando seus estudos.

Ciências Exatas e Engenharia
Com um trabalho na área de Engenharia Nuclear, Luiz Felipe discorreu sobre a exposição à radiação em pacientes com patologias na cabeça, pescoço, coluna e sistema nervoso central. Nízia Mayra buscou a reação entre produtos químicos para o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Sidney Carlos tratou da identidade dos jovens nas redes sociais. Ele questionou a imagem estereotipada do jovem na sociedade e mostrou que é preciso ouvir este público em potencial. Debhora Fernanda foi além e pesquisou sobre os impactos sociais, no município de Ipojuca, causados pelo complexo portuário de Suape. Segundo ela, apesar dos investimentos naquela cidade, os indicadores sociais apresentam dados alarmantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário