quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estatísticas matemáticas podem ajudar na captura de criminosos


Por Mariana Nântua

O estudante José Ivson Soares expôs, nesta quinta-feira (14), uma possível maneira de capturar criminosos que escaparam da Justiça. O projeto, intitulado “Reconhecimento de face em imagens de vídeo”, foi apresentado na 15ª edição da Jornada de Iniciação Científica da FACEPE. O objeto do estudo é a técnica de PCA e seu auxílio no reconhecimento de imagens.

O PCA (Principal Component Analysis ou Análise de Componente Principal) é um procedimento estatístico que reduz o número de variáveis de uma equação e escolhe as principais. O resultado disto é uma forma mais exata de analisar uma situação. “Eu escolhi essa técnica por ter uma menor margem de erro”, afirma José Ivson Soares.

O estudante explica como o método funciona. “Em um vídeo, implanta o sistema Adaboost de reconhecimento de face e escolhe um frame, ou seja, um quadro do vídeo, e a partir dele, o PCA decide, com maior precisão, quais são os dados importantes”, esclarece José Ivson Soares.

O estudante de Engenharia da Computação da UFPE explica que o aspecto mais relevante de seu projeto seria a segurança. Futuramente, o sistema de reconhecimento de imagens, juntamente a técnica do PCA, poderia ajudar na captura de foragidos e procurados pela polícia.

Um comentário:

  1. Muito interessante o projeto. Ja oportunidade de trabalhar com Jose Ivson Soares e sei de suas capacidades. Apesar retificando, o aluno faz Engenharia da Computaçao.

    ResponderExcluir