sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cerimônia com premiação encerra a 15ª edição da Jornada de Iniciação Científica

Por Mariana Nântua

O encerramento da 15ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia ocorreu na tarde desta sexta-feira (15). Contando com a presença de autoridades, como o presidente da FACEPE, Diogo Simões, a cerimônia realizou a entrega do prêmio Ricardo Ferreira.

Arnóbio Gama, diretor científico da FACEPE e professor do departamento de Química da UFPE, deu uma breve explicação sobre Ricardo Ferreira e o prêmio que leva seu nome. Pernambucano, Ferreira é um dos químicos mais importantes de sua geração no Brasil. Com o benefício, os alunos agraciados poderão participar de um congresso em sua área de pesquisa.

As categorias premiadas foram: Ciências Agrárias (Tamyres Izarelly e Célia Siqueira Ferraz), Ciências Biológicas e Saúde (Igor de Farias e Ruy Milton), Ciências Exatas e Engenharia (Luiz Felipe e Nízia Mayra) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Sidney Carlos e Debhora Fernanda).

Após a cerimônia, Diogo Simões comentou suas impressões sobre esta edição da Jornada. “Esse ano, o evento foi extraordinariamente bem organizado”, elogiou. O presidente da FACEPE ainda afirmou ter assistido a alguns trabalhos e disse que não só ele, mas “todos ficaram satisfeitos com a presença dos alunos e suas apresentações”.

Com relação à próxima edição do evento, o presidente avisa que a lista dos estudantes selecionados estará disponível em pouco tempo. Nela, estão inclusos os alunos que já são bolsistas e requisitaram renovação, além de estudantes que não tem a bolsa da FACEPE. “Eles têm um ano para organizar suas pesquisas, que deverão estar prontas até a próxima Jornada”, lembra. 

Diogo Simões ainda ressalta que, nesta edição, houve uma mudança de localidade. Nos anos anteriores, a Jornada de Iniciação Científica era realizada na UPE. “Este ano, trouxemos as apresentações para a UFPE”, diz. Ele ainda adianta a possibilidade de levar o evento a outras cidades, como Caruaru. “Por enquanto, isso é apenas uma idéia”, comenta.

“Nós atingimos nosso objetivo. Para os alunos, a Jornada de Iniciação Científica é uma ótima experiência. Inclusive, para treinar sua pesquisa. É um momento em que o estudante pode se familiarizar com trabalhos diferentes do seu”, afirma o presidente da FACEPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário