quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pavão destaca atuação da química na história da humanidade


Por Larissa Lins

Química na História da Humanidade. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor Antônio Carlos Pavão no segundo dia de realização da 15ª Jornada de Iniciação Científica. A palestra foi aberta com a apresentação de um vídeo comemorativo em honra ao Ano Internacional da Química - que também mencionou o centenário do Prêmio Nobel concedido a Marie Curie - e a presença, nem sempre notada, mas constante, da Química no cotidiano.

Ao longo da palestra, o ministrante realizou associação entre os principais fatos históricos da humanidade e a influência da Química sobre eles. Dentre os tópicos citados estiveram o domínio dos filisteus sobre os israelitas, justificado pelo manuseio do aço que superou o bronze e é utilizado até então; o descobrimento do Brasil relacionado à busca dos europeus pelas especiarias, que são compostos químicos; e a independência dos Estados Unidos, que segundo o professor, foi possível graças à contribuição da pólvora francesa.

A Lenda de Prometeu, da antiga Grécia, foi lembrada pela influência do fogo no desenvolvimento humano. O Além disso, a síntese de amônia foi lembrada por Antônio Carlos Pavão como desencadeadora da Primeira Grande Guerra. Tudo isso para solidificar a ponte entre a história da Química e a própria história da civilização.

Quanto às contribuições químicas diárias, o professor ressaltou a produção de medicamentos comuns como a aspirina, úteis na busca humana por "viver mais e viver com qualidade", afirmou. Em sequência, Pavão divulgou a Semana de Comemoração ao Ano Internacional da Química (informações em www.deq.ufpe.br) e também a exposição interativa relacionada ao tema, a ser realizada no Espaço Ciência.

Antônio Carlos Pavão é doutor em Química e mestre em Físico-Química e professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, além de diretor do Espaço Ciência (o museu de ciência de Pernambuco), desde 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário