quarta-feira, 13 de julho de 2011

Programa de rádio incentivava os cuidados com a saúde


Por Mariana Nântua

A difusão da informação através do rádio foi objeto de estudo apresentado, na tarde desta quarta-feira (13), na 15ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe. A aluna de Enfermagem da UFPE, Michele Tavares, analisou o extinto programa Rádio Saúde e seu potencial educativo junto à sociedade e profissionais da área.

Transmitido pela Rádio Universitária AM, o programa informava a população sobre a prevenção e o tratamento de doenças. Inclusive, com entrevistas de profissionais da saúde. Entretanto, sua transmissão foi encerrada em 2005. Em cima disso, Michele Tavares desenvolveu o seu trabalho “Resgate documental do programa Rádio Saúde do ponto de vista do profissional de enfermagem”.

Analisando os programas transmitidos nos anos de 2004 e 2005, a estudante observou como o programa “trabalhava a realidade do ouvinte”. Ou seja, como ele tratava de notícias relevantes com uma linguagem simples. Desta forma, alcançava o maior número de espectadores possível. Isso gerava uma maior aproximação entre a notícia e o ouvinte e facilitava o entendimento sobre o que estava sendo dito.

Entretanto, em seu estudo, Michele Tavares também faz algumas críticas ao Rádio Saúde. “Precisaria de uma maior participação dos ouvintes e uma menor diversidade nas temáticas para facilitar a compreensão”, afirma. A educação pelo diálogo, cuja importância foi enfatizada por Paulo Freire, é trazida à tona pela estudante. “É importante que o profissional saiba como conversar com a população”, ressalta Tavares.

Juntamente a sua orientadora, Eliane Vasconcelos, e a enfermeira Andrea Loureiro, participante do extinto Rádio Saúde, a estudante pretende criar um novo programa de rádio cujo foco seja o mesmo: disseminar informações sobre saúde e educar a população. Ela acredita que, nesta nova fase, os programas devem focar na qualidade da recepção pelo ouvinte, já que o rádio “é a forma mais simples e barata de acesso à informação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário