sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ciclo de apresentações de pesquisas científicas chega ao fim

 

Por Larissa Lins

O início das atividades do último dia de realização da 15ª Jornada de Iniciação Científica PIBIC/FACEPE/CNPq ficou por conta das apresentações dos graduandos. Os estudantes apresentaram o resultado das suas respectivas pesquisas em salas que foram separadas por áreas de atuação e analisadas pelas comissões julgadoras. Com a proximidade do encerramento do evento, aumenta também a expectativa pela entrega do Prêmio Ricardo Ferreira e a ansiedade pelos resultados das avaliações individuais das bancas.

Érika Pinto Marinho, estudante do campus de Caruaru, afirma que a principal vantagem em ter participado desse evento é a experiência adquirida através da exposição e das críticas dos professores avaliadores. Érika apresentou, na área de Ciências Exatas, o trabalho sobre "Preparação de filmes de SNO2 dopados com NB, CE e CR para aplicação como sensores de gás”. A intenção da pesquisa é produzir resina com características de sensor de gás para analisar, por exemplo, o nível de contaminação do álcool combustível. O bafômetro é um exemplo conhecido desses sensores e, para Érika, a maior utilidade do estudo é facilitar a produção nacional de mais instrumentos como este.

No campo da Psicologia, um dos trabalhos apresentados foi o de Pedro Pinheiro com o título "Estratégias sociais de crianças de 3 a 6 anos para sua inserção e de parceiros numa brincadeira já em curso". Segundo o estudante, a relevância de sua linha de estudos deve-se à própria relevância do comportamento humano de inserção. Durante a pesquisa foram analisadas 53 crianças de três a seis anos por meio de estratégias inclusivas. São elas: solicitação de participação na brincadeira, observação e reconhecimento de regras, atribuição de papéis para inclusão de colegas e, especialmente, adaptação. Gêneros e convenções sociais foram observadas como critérios, presentes desde a infância, para divisão de grupo. Os meninos, por exemplo, preferem não participar de diversões que envolvam objetos tipicamente femininos, como maquiagem. No entanto, "parece haver uma prioridade em interagir, em brincar, independente de qual seja a brincadeira", ressaltou Pedro ao final de sua apresentação.

Ao longo dos três dias de realização da Jornada foram apresentados 344 trabalhos científicos das áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Letras e Artes; e Ciências Exatas e Engenharias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário