quarta-feira, 13 de julho de 2011

PIBIC pode impulsionar a preparação acadêmica


Por Larissa Lins

“O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) proporciona aos graduandos mais oportunidades no mundo acadêmico nacional e internacional, além de deixá-los mais preparados para o mercado de trabalho”. Essa afirmação partiu do diretor científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Arnóbio Gama, momentos antes da abertura da 15ª Jornada de Iniciação Científica.

Em entrevista, Arnóbio Gama reforçou a importância do foco de interesse dos estudantes que ser direcionado para a iniciação científica, e não somente para as bolsas de incentivo. “Eu aconselho os estudantes a se informarem e procurarem sua área de interesse, os professores envolvidos.”, afirmou o diretor.

Williames Brasileiro, estudante de Biomedicina da Faculdade Maurício de Nassau, participa da iniciação científica em Genética Microbiana, e iniciou seu PIBIC em 2009. Para ele, a Jornada de Iniciação Científica está servindo de grande aprendizado, especialmente para uma preparação mais consciente de sua monografia e pela chance de acesso às críticas e opiniões de uma banca avaliadora. A experiência é também o principal interesse de Débhora Fernanda, graduanda em Ciências Sociais pela UFPE, que apresentará seu trabalho de iniciação em Ciências Políticas durante esse evento.

Para ambos, é válido lembrar aos estudantes interessados no projeto que o processo pode ser competitivo, mas não deve ser considerado difícil. As recompensas vão desde a formação mais experiente e rica até uma maior carga de conhecimento pessoal e científico que são molas propulsoras de uma carreira acadêmica bem sucedida. O edital mais recente do PIBIC está disponível no site da FACEPE (http://www.facepe.br/) e incluiu os principais objetivos e o protocolo do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário