quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jornada de Iniciação científica da FACEPE homenageia Marie Curie

Por Flora Freire

A 15º Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Pernambuco (FACEPE) teve início na manhã desta quarta-feira (13). Tendo como tema “O centenário do Prêmio Nobel de Química: Marie Curie - a mulher na ciência”, o evento busca incentivar a produção e a divulgação científica dentro e fora da universidade. Dentre os incentivos estão a premiação dos dois melhores trabalhos de cada área: exatas e engenharia; biológicas e saúde; humanas e sociais aplicadas; e agrárias.

“A jornada é o final de um ciclo de atividades que se inicia com o projeto de pesquisa”, explicou o presidente da Fundação, Diogo Simões. Fato já conhecido pelo estudante Filipe Martins, aluno de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco e participante do evento. Segundo Filipe, o incentivo à pesquisa surgiu ainda no ensino médio, devido à indicação de um professor.

Esse mesmo incentivo foi citado pelo diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Sérgio Alves, durante a cerimônia de abertura. De acordo com Sérgio, “O nosso país precisa ter um conhecimento mais elevado em pesquisa”, motivo que torna relevante a reunião de “jovens cientistas” e a posterior entrega do “Prêmio Ricardo Ferreira” aos oito melhores trabalhos.

A abertura da jornada, que prosseguirá nos dias 14 e 15 deste mês, também contou com a presença da coordenadora do projeto de iniciação científica da Facepe, Nereide Magalhães, além do membro da comissão organizadora do projeto, Fernanda Pimentel, e da professora do Departamento de Energia Nuclear da Universidade, Helen Khoury.

O primeiro dia da Jornada conta ainda com a apresentação da palestra sobre Marie Curie e apresentações dos trabalhos de pesquisa. Serão, ao todo, 36 sessões, cada uma com mais de dez trabalhos. As apresentações orais acontecem à tarde, das 14h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário